Instituto Mao Lee Chi
Venha conhecer o Instituto Mao Lee Chi de Kung e faça uma aula experimental!
2ª, 4ª e 6ª feira:
das 19h30 às 21:30
Sábados:
das 08h30 às 10h00
das 15h30 às 17h00
SAÚDE, FORÇA - KUNG FU TRADICIONAL!
Metodologia e Treinamento
O sistema ou metodologia do Instituto Mao Lee Chi de Kung Fu Tradicional está alicerçado sobre as mesmas bases ensinadas até hoje pelo fundador do estilo Mao Quan, o Grão Mestre Ronaldo Cândido Ferreira com quem o Mestre Carlos Eduardo Moreno, fundador do Instituto, mantém rigorosos treinamentos até os dias atuais.
Para o Mestre Carlos Eduardo Moreno a base para a construção de um bom treinamento, evolução da arte e aprimoramento das técnicas, parte primeiramente do desenvolvimento das habilidades motoras e capacidades físicas, com consequente melhoria do condicionamento físico geral. Essa base só pode ser alcançada através de treinamentos físicos rigorosos, regulares e gradativos que visam desenvolver um condicionamento físico global, respeitando os limites individuais de cada aluno e estimulando o sentimento de ser cada dia melhor. Para esse fortalecimento, são usados treinamentos de força com ênfase na resistência muscular, fortalecimento de tendões e articulações e aumento da densidade óssea, treinamentos aeróbicos, treinamentos de flexibilidade e alongamentos, treinamento de endurecimento das estruturas corporais, etc. (TREINAMENTO PESADO)
Outro aspecto muito importante dentro da nossa metodologia é o treinamento da respiração, o qual os chineses chamam de Chi Kung ou Qiqong. Respirar é absorver o Chi (energia vital) puro do universo, aumentando a vitalidade e harmonizando o espírito, promovendo uma melhor circulação dessa energia pelo corpo. O treinamento da respiração traz diversos benefícios físicos e mentais, dentre os quais podemos citar a possibilidade de aumentar a vitalidade rapidamente, desenvolver a capacidade de aplicar e resistir a choques mecânicos de maneira simples, controlar o estresse, a ansiedade, as angústias e os sentimentos negativos, exercitando o autoconhecimento e principalmente o autocontrole, entre diversos outros benefícios. (RESPIRAÇÃO INTENSA).
As técnicas de combate e defesa pessoal são treinadas de forma bastante rigorosa e incessantemente através das seguintes expressões da arte:
-
Ginásticas técnicas que visam capacitar todas as partes do corpo para aplicação em combate;
-
Formas ou sequências (rotinas) de combate simulado contra vários adversários ao mesmo tempo (tàolù 套路ou kati);
-
Aplicações técnicas de defesa e ataque praticado a dois (toicháo);
-
Treinamentos com armas tradicionais do Kung Fu;
-
Defesa pessoal aplicada.
-
Cada um desses itens traz consigo um universo de aprendizados, onde juntos irão direcionar o desenvolvimento de todo o potencial do aluno, para uma apropriação dos ensinamentos e aplicação eficiente das técnicas. (TÉCNICAS REFINADAS)
É necessário que as técnicas sejam executadas repetidas e exaustivas vezes para que o corpo, a mente e o espírito entrem em harmonia, permitindo desta forma a expressão da técnica em sua forma mais elevada, ou seja, uma forma viva, fluida, cheia de energias sutis e acima de tudo, livre do ódio e da necessidade primitiva de agressão. Desta forma mantemos nosso espírito atento, em guarda, pronto para avaliar a necessidade e a intensidade de reação quando expostos a uma situação de perigo. (ESPÍRITO MARCIAL)
Assim, através desses quatro aspectos apontados pelo Mestre Carlos Eduardo Moreno, entramos em contato com a essência da evolução de um praticante de arte marcial, interiorizando de forma integral o respeito, a disciplina, a força de vontade em todas as situações da nossa vida, o autoconhecimento e domínio sobre si.
GRADUAÇÃO
A graduação de um praticante de arte marcial se dá através de questões muito mais sutis do que simplesmente pelo uso de determinada vestimenta ou aparato material. Transita pelo compromisso assumido com o seu treinamento, pelo respeito aos colegas de treino e ao seu Mestre, pelas boas maneiras e condutas sociais em todos os locais onde ele esteja inserido, seja em casa, na escola, no trabalho, no trânsito ou qualquer outro local, no convívio com sua família e em sociedade, bem como pelo domínio das técnicas e o seu controle em utilizá-las de forma coerente.
Socialmente, a evolução da arte é determinada por graduações em fases, que dentro do nosso estilo são divididas em graduações por faixas. Ao termino de cada fase o aluno realiza um exame, que se aprovado, passa para a próxima graduação. A graduação é INDIVIDUAL, portanto não requer um grupo sempre fixo em aula.
É necessário que o aluno cumpra alguns requisitos para a realização do exame:
-
Que permaneça o mínimo de tempo exigido em cada fase, em treino, ou seja, que não tenha muitas faltas no período, para melhor estudo e aprofundamento das técnicas;
-
Que memorize todas as técnicas ensinadas, solicitando esclarecimento para que não tenha dúvidas quanto a aplicação das mesmas;
-
Que demonstre controle das técnicas aprendidas, respeitando os colegas e zelando pelo bem estar físico de todos, entendendo que o colega de treino é uma ferramenta importante no seu avanço dentro da arte;
-
Que não falte com seus compromissos administrativos dentro da escola.
-
Cabe aos instrutores acompanhar o desenvolvimento dos alunos e cumprimento dos itens acima, porém, é fator determinante o posicionamento do Mestre quanto a permissão e a aplicação dos exames técnicos.